Como levei a Prospecta Odonto a faturar 200 mil reais em 20 dias com E-mail Marketing

A Empresa

Prospecta Odonto é uma empresa que oferece serviços de prospecção de pacientes para dentistas, com matriz em Londrina-Pr. Especialistas em divulgação no facebook, o serviço consiste em captar novos pacientes, agendar a primeira consulta e colocar os pacientes dentro do consultório do dentista para que ele faça o atendimento e venda.

Quando começamos o projeto de Inbound Marketing, em agosto de 2017 a Prospecta Odonto possuia 150 clientes e uma equipe com 10 profissionais.

O Desafio

Como a Prospecta Odonto é especialista em gerar leads, não precisamos criar uma lista de emails do zero para fomentar vendas. O Marcos Ferreira, CEO da Prospecta Odonto já possuia uma lista com 5mil leads, todos dentistas que já haviam deixado seu contato com o Marcos através de cursos que ele havia oferecido no passado.

Conhecendo bem o persona dentista, nós sabíamos que é um público sensível, ou seja, era preciso ter uma estratégia para aproximar relacionamento do jeito certo para conquistar a confiança desse público e então oferecer os serviços sem parecer invasivo.

A Estratégia

Para começar, precisávamos validar e limpar a base de e-mails, verificando se aqueles 5 mil dentistas realmente se interessavam pelos conteúdos e serviços que gostaríamos de oferecer. Então, planejei a primeira campanha com todo amor e educação que os dentistas merecem e esperam, onde perguntei como poderíamos ajudar e incentivei quem não tinha interesse no assunto a sair da lista, pois nós só queríamos falar com quem quisesse nos ouvir. 

Enviando o e-mail do jeito certo com o RD Station, conseguimos de cara 30% de abertura e mais de 42 respostas onde apuramos a direção que deveria tomar o conteúdo. Também foram 28 descadastros, ou seja, ainda ficamos com uma lista pura de 4988 leads engajados. Taxa de clique não houve, porque não havia links na mensagem.

Algumas respostas que recebemos dessa campanha, este foi o início da conversa com os dentistas: 

 

Após essa pesquisa, nós criamos alguns conteúdos que ajudam os dentistas em suas dificuldades com marketing, enviando 1 email por semana. Nesse momento, a Prospecta estava reformulando o site então toda a comunicação foi desenvolvida no corpo do e-mail, sem links. O Marcos Ferreira, CEO da Prospecta é professor e tem desenvoltura e conhecimento excelente, o que facilitou gravar alguns conteúdos também em vídeo.

 

Campanha Sazonal do Dia do Dentista

 

Conhecendo bem o persona e acompanhando os feedbacks da equipe comercial, nós sabíamos o quanto os dentistas são afetivos e gostam de ganhar brindes. Por isso, no dia do dentista eu sugeri uma campanha com incentivo para ganharem brinde + pacientes.  Abaixo coloco um exemplo da linha de comunicação e formato das campanhas (confesso que o brinde era muito fofo! rs) 

 

 

Observe que é uma campanha visualmente simples, sem grandes apelos de design ou imagens. Eu fiz isso, porque os dentistas respondem muito mais a uma comunicação próxima e informal. Também quis criar um laço dos dentistas com o Marcos, dono da Prospecta. Hoje em dia as pessoas querem ser atendidas por pessoas e não desejam receber uma oferta direta e fria que cairia direto na caixa de spam.

Nós também trabalhamos os valores dos dentistas, mostrando todo o respeito e admiração que a Prospecta Odonto tem por eles. Foi nessa oportunidade também que eu sugeri um conteúdo apenas para homenagear os dentistas, onde a equipe fazia reverência e eles, no formato gif.

Resultados  

 

Mais do que deixar o meu cliente satisfeito, a minha meta é deixar o cliente do meu cliente feliz. Repare bem a avaliação dos dentistas quanto as nossas campanhas, além deste comentário que escolhi como exemplo, também recebemos muitos elogios por email.

 

Avaliação do Cliente

 

Esta foi apenas uma das ações que estamos desenvolvendo no projeto de Inbound Marketing para a Prospecta Odonto, mas depois desse resultado a empresa precisou aumentar a estrutura e capacidade de atendimento e por isso tivemos que diminuir a velocidade das ações. Abaixo coloco a avaliação que o Marcos Ferreira, CEO da Prospecta Odonto deixou no meu Linkedin, sobre este trabalho que vem sendo desenvolvido.


 

Uma das vantagens do Inbound Marketing é poder trabalhar de forma personalizada, ou seja, para cada segmento e desafio é preciso criar estratégias criativas para alcançar um bom resultado. Se você quer ter resultados bons e um trabalho profissional, solicite um orçamento comigo sem compromisso ? ?

 

Graduada em Relações Públicas e especialista em Marketing, tem 11 anos de experiência em agências e empresas. É consultora parceira da Resultado Digitais e atua com Inbound Marketing há 4 anos na cidade de Londrina.

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