Como salvamos as vendas do dia dos pais da loja BKAP em menos de 10 dias

Sobre a Empresa

A BKAP é uma empresa do ramo de confecção com mais de 22 anos de tradição em Londrina.  Além da fábrica, conta com 3 lojas físicas em Londrina, sendo 1 no Shopping Boulevard e 2 no Shopping Armazém da Moda. Embora seja uma empresa tradicional, a marca não é reconhecida pois precisou ser alterada recentemente de Semáfaro para BKAP.

Desafio

Quando o Marcos, proprietário da empresa, me procurou precisava com muita urgência tomar medidas frente a queda das vendas, principalmente em uma das lojas. A urgência e o prazo apertado também foi devido a proximidade ao dia dos pais, faltava apenas 10 dias para a melhor data de vendas da loja.

Outra dificuldade foi que, devido à alteração da marca, houve muito impacto na clientela antiga que chegou a pensar que a empresa foi vendida ou mudou de gestão.

Em resumo nós tínhamos os seguintes desafios

  • Comunicar que a marca Semáfaro agora é Bkap;
  • Alavancar a venda de uma das lojas;
  • Aumentar o número de visitas ao estabelecimento nas 3 lojas físicas;
  • Fortalecer o diferencial da empresa: tamanhos especiais para roupa masculina;
  • Fazer tudo isso em menos de 10 dias, sem fotos dos produtos e sem verba para contratar fotógrafo ou modelos.

Impossível? Me dê mais 5 minutos, rs

Estratégias

É claro que uma estratégia com prazo tão curto teria que envolver mídia paga, mas como fazer isso de forma segmentada e muito assertiva? Afinal, não havia muito tempo para planejamento, produção, teste e aprendizagem. Um atraso colocaria tudo a perder e uma campanha sem resultado poderia matar as vendas do cliente, rs.

Fazendo uma pesquisa de mercado regional, percebemos que havia um nicho não explorado, ou seja, uma oportunidade para a BKAP entrar e ocupar esse espaço. Identificamos que:

  1. Não há loja específica para venda de roupas com tamanhos grandes especializada em homens na cidade de londrina.
  2. Não há loja masculina em Londrina fazendo alguma divulgação no Instagram.
  3. Poucas ou quase nenhuma loja estava usando estratégia de anúncios pagos nas mídias sociais, o que diminui a competição no ambiente digital.

Eu costumo dizer que só há uma forma de você não ter concorrentes: escolher um nicho e se especializar nele.

Nós analisamos para que lado todo mundo estava indo, e então conduzimos para o lado oposto, ainda não explorado.

Então, após o diagnóstico definimos a seguinte receita:

Fotos com celular em Hd + modelo vivo  + divulgação em mídia social

Texto de alta conversão + anúncios segmentados + Instagram + Facebook

Como não havia verba e nem prazo para produção fotográfica, nós fizemos uma manhã de fotos utilizando celular.

No primeiro momento, houve até um olhar desconfiado das vendedoras de que era possível fazer fotos boas com o celular. Mas, com um aparelho bom, um olhar criativo para o enquadramento certo e usando modelo vivo é possível fazer quase um milagre.

O que não pode é usar foto com manequim ou só dos produtos, pois quando trabalhamos na mídia social é preciso dar vida às publicações.

Campanha

Fizemos um planejamento com 26 anúncios, separados em textos direcionados para pais, filhos, mães e moradores no raio de localização das lojas. Textos bem escritos, com foco no benefício e não no produto.

 

 

Com apenas R$429,49 investido em anúncios, conseguimos em 5 dias (antes do dia dos pais):

  • 31 mil pessoas visualizaram os produtos e marca Bkap
  • 3200 foram impactadas e interagiram com a marca no ambiente digital
  • Taxa de Envolvimento de 8,6%
  • Custo de 0,14R$ por pessoa atingida
  • Superação de vendas em relação ao ano de 2017
  • Aumento do volume de ligações telefônicas para a loja
  • A loja mais nova, que estava com menor volume de vendas superou as lojas antigas (que vendiam mais)
  • Clientes comentando sobre os produtos que viram no Instagram nas lojas e no telefone
  • Aumento do número de seguidores em 150% em 5 dias.

Avaliação do Cliente  

 

Para o proprietário Marcos,

“É muito bom ouvir as pessoas falando sobre sua marca, sobre sua empresa. Várias comentaram que me viram no Instagram e aprovaram a iniciativa. Gostei do envolvimento de vocês, da proximidade para orientar e fazer acontecer. Já quero planejar a próxima campanha para a feira de confecção em Apucarana, no mês que vem”  Marcos .

 

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