O que você precisa saber antes de investir no Instagram para empresas

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Todo bom profissional de marketing já sabe que que as mídias sociais fomentam negócios e seu crescimento está cada vez mais acelerado. Os comportamentos mudam muito rápido e no planejamento sempre vem o debate: em qual mídia investir? Instagram para Empresas, Facebook, Snapchat, LinkedIn e o Orkut que foi uma febre hoje nem existe mais (e tem quem nem se lembre dele).

Pois é, o mesmo pode acontecer com qualquer uma delas, por isso é importante estar atento e não perder o “time“. O marketing no Facebook já está perdendo a preferência e outras modinhas começam a despontar como o Snapchat, Periscope, etc. Nesse momento, nós marketeiros nos perguntamos: Qual mídia trará mais retorno para este negócio?

Bem, dentre todas as mídias sociais, hoje quero destacar o Instagram para empresas. Não que as demais mídias não tenham sua importância, mas será que vale a pena para sua empresa investir no Instagram?

Não quero aqui escrever um post com dicas de tutoriais do tipo “how-to“, mas propor 5 pontos que você precisa pensar antes de investir seu rico budget no Instagram para empresas.

 

1. Faça uma pesquisa com foco no Instagram para empresas

Marketing Digital não deixa de ser marketing. Antes do planejamento vem a pesquisa, também para as redes sociais. E a grande vantagem é que no Instagram para empresas o acesso a coleta de dados é muito mais fácil. Basta uma leitura dos comentários do seu público para descobrir se há ou não demanda e oportunidades de negócios no Instagram para a empresa.

O uso das # hashtags ajuda você a pesquisar o que seu público está procurando e o que estão consumindo. Por exemplo, uma empresa que venda produtos (loja virtual ou física) do segmento fitness, pode pesquisar as # afins nesses temas e clicando nelas vai achar muitas pessoas com esse estilo de vida que é seu típico cliente ideal (buyer persona).

2. Verifique se seu público-alvo está no Instagram

Além disso você também precisa validar se o público que pretende atingir realmente está no Instagram, fazendo o que e em que horários. Por exemplo: Eu atendo um cliente que trabalha com cooworking para advogados e no caso desse público/serviço é mais fácil encontrá-los no Linkedin do que no Instagram.

Em contrapartida, pra vendas de roupas e semi-jóias, o Instagram é sem dúvida a melhor opção. Assim que você terminar de ler esse post experimente fazer uma pesquisa rápida com palavras-chaves do seu segmento e terá vários insights do que poderá fazer com Instagram para sua empresa.

 

3. Quem está no Instagram também está pesquisando

O perfil de usuários do Instagram está focado em fazer descobertas. O próprio Instagram divulgou uma publicação onde relata que 60% dos seus usuários declararam que gostam de descobrir produtos e serviços na plataforma e outros 75% disseram que tomam decisões de compra depois de terem sido inspirados. Por isso o Instagram já está aprimorando medidas para fomentar as vendas de seus anunciantes, que são em maior parte pequenas e médias empresas.

A oportunidade do Instagram para empresas está no fato de que ao pesquisar por um assunto ou # , seu cliente ideal irá encontrar seu conteúdo e poderá decidir seguir seu perfil. Uma vez conseguido isso, suas publicações irão aparecer na linha do tempo deste usuário (o que tem sido cada vez mais difícil no Facebook por exemplo).

O fato do usuário pesquisar e decidir que empresa irá seguir torna concreto o marketing de permissão, pois cada usuário só visualiza o que realmente quer. E sabemos que com isso, é muito mais fácil fomentar negócios. Para chegar nesse ponto você precisará de algumas estratégias práticas para conseguir os seguidores certos no Instagram para sua empresa.

4. Facilidade para atingir o público do Mobile

Com o aplicativo é muito mais fácil atingir os clientes que usam a internet pelo celular, uma vez que maior parte dos usuários acessa pelo aparelho. Fato que não podemos ignorar, pois hoje no Brasil 80% do acesso à internet é feito via celular.

5. Gerenciar várias contas sem precisar deslogar

Além de ser possível fazer anúncios segmentados e diversas outras atualizações que o Instagram tem lançado, agora você não precisa mais ficar deslogando sua conta pessoal para acompanhar o Instagram para empresa.

Recentemente o Instagram lançou essa função de gerenciar até 5 contas no mesmo login, o que antes era impossível e considerado um atraso na vida dos marketeiros. Cinco contas ainda é pouco para quem tem trabalha em agência, como no meu caso, mas para os profissionais de marketing das corporações já resolve muito!

Com esses pontos validados, acredito que vale a pena avançar na estratégia e colocar a mão na massa para planejar os conteúdos do Instagram para empresa.

 

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