Rd Summit 2017: Dicas de quem já foi e que a RD não falou

Faltam alguns dias para o evento que é considerado a Disneylândia do Marketing Digital, e do meu ponto de vista, quem trabalha nessa área e não participa de eventos assim comete um crime de mercado, rs.

Bem, primeiro quero contar o quanto esse evento foi um divisor de águas na minha vida, foi lá que meu olhos se abriram para o mercado e para o meu potencial e inclusive, foi depois do RD SUMMIT que eu decidi pedir demissão em plena crise e me jogar de cabeça como consultora de Inbound Marketing, a melhor decisão que já tomei na vida.

Eu decidi escrever esse post porque andei distribuindo algumas dicas que a RD não contou sobre o evento e que vale muito a pena compartilhar. Não vou falar sobre as dicas básicas para se preparar, porque a Rd já contou quase tudo nesse post aqui.

Mas vamos ao que interessa, as dicas de quem já participou e vai novamente!

Não vá direto da viagem

Tenho visto muitas pessoas que irão pegar a estrada na véspera e cair direto pro evento. Eu realmente admiro a disposição. São 3 dias de evento e muita informação pra absorver, se você chegar já cansado da viagem isso pode atrapalhar seu aproveitamento. Eu vou chegar um dia antes para fazer o credenciamento e descansar da viagem. Aconselho também a dormir bem na noite anterior pra estar com o “hd mental” vazio, rs. Se for a algum happy hour de aquecimento, não exagera na bebida, rs

Escolha palestras que fortaleçam seus pontos fracos

Com a grade imensa de conteúdos bons é realmente tarefa difícil escolher o que assistir em cada horário. Mas antes de decidir levante quais são seus pontos fracos, ou seja, áreas que você não domina e precisa se atualizar, são esses assuntos que valem a pena assistir. Se você escolher o que você gosta ou já domina, talvez não irá ampliar tanto seu conhecimento. Não fique bitolado no mesmo assunto.

Não se prenda às companhias para ver as palestras

Para quem vai com várias pessoas da mesma empresa, compensa cada um pegar uma trilha ou palestras diferentes, não fiquem blocados assistindo ao mesmo conteúdo. Ao final do evento vocês podem se juntar para compartilhar o que aprenderam e assim multiplicar o conhecimento.

Assuntos de Outras Áreas podem Agregar Novidades

Também vale a pena escolher palestras de outros assuntos que não são do seu conhecimento para variar os estímulos. Esse ano tem trilha de desenvolvimento humano, segmentos, tecnologia, agências, etc.

Priorize os palestrantes que não terá outra oportunidade para ver depois

Eu sempre dou prioridade para aqueles palestrantes que dificilmente terei oportunidade de assistir na minha região ou no Brasil. Existem palestrantes mais acessíveis, que no caso de você perder a palestra poderá conseguir o mesmo conteúdo na web, embora com um certo atraso, rs.

Tome muito cuidado para não escolher palestras muito técnicas e avançadas, seja consciente do seu nível de aprendizado, pois é muito chato você estar assistindo sem entender muita coisa ou ver que aquele hack ainda está longe de ser aplicado nas suas realidades.

E ah, para quem não domina o inglês, poderá usar o tradutor simultâneo em todas as palestras. Isso não é motivo para excluir os palestrantes internacionais.

Selecione duas ou mais palestras por horário

Essa é fácil, eu tenho umas 4 por horário e está difícil escolher. Mas o plano B vale porque há sempre o risco da sala lotar e você não poder entrar mais. E aí se você perder tempo escolhendo para onde vai, já perdeu metade da outra palestra.

Se você é funcionário e a empresa investiu pra você ir ao evento

Mesmo que a empresa tenha apenas te liberado de trabalhar nos dias do evento, isso já é um investimento então seja grato. Devolva à empresa um relatório do que aprendeu e divida esse conhecimento quando voltar. Além da gratidão, isso também demonstra profissionalismo e eleva seu marketing pessoal.

Se você é empresário e investiu para sua equipe ir ao evento

Vou parar de escrever para bater palmas, péra: ??????

Agora falando sério, cobre um feedback do funcionário e dê abertura para ele implantar o que aprendeu, assim você retém o conhecimento absorvido na sua empresa e consegue um ROI desse investimento. Cada área pode ter uma meta de devolver em resultado o incentivo do RD Summit, aproveite que eles vão voltar super motivados!

Faz a conta: 8 mil pessoas no mesmo horário = congestionamento de carros

Devido ao tamanho do evento certamente haverá congestionamento de carros na entrada e no credenciamento. O credenciamento estará aberto 2 dias antes do evento, então chega mais cedo na Ilha e vai retirar seu crachá para evitar essa fila.

No ano passado o estacionamento estava custando R$25, então pode valer a pena ir de taxi, Uber, carona ou chegar bem mais cedo para não ficar na fila de entrada do estacionamento. Ano passado perdi a primeira palestra porque não me planejei com isso ?

Sem contar que todos os dias tem chopp liberado no Happy Hour, então não poderá beber se estiver dirigindo, certo?

Negócios ou Paquera? Tem os dois

Pra quem é solteiro, eu preciso dizer que rola muito Inbound Love no evento, rs. É um clima jovem, descontraído e ao mesmo tempo intelectual. É muita gente bonita e inteligente junto, sério. Prepara o coração, rs. ♥

Pra quem é casado, fica tranquilo. São pessoas de alto nível comportamental, então existe muito respeito também. Inclusive, nesse ano tem até código de conduta e uma comissão de ética da RD analisando comportamentos fora da curva.

E falando em relacionamentos, tem alguns grupos de whatsapp de participantes do evento pra você se enturmar. Eu participo deste aqui, desde o ano passado e durante todo o ano a gente trocou conhecimento por lá. Só não faça spam tá? A gente odeia quem entra fazendo isso ?

Além disso, também rola extra-oficial um happy hour antes do evento pra você conhecer pessoas e fazer muito networking.

 

Bateria Extra

Você vai querer registrar muita coisa, tirar foto de slide, gravar, etc. E haja bateria de celular, então leve uma bateria extra. É tão interessante, que ano passado quem comprou convite VIP do evento ganhou uma bateria portátil. Sempre tem os tótens para carregar o celular, mas ficar na coleira é terrível!

Cabeça aberta e disposição para conversar 

Vai com a cabeça aberta para absorver novos conceitos, ideias e pontos de vista. Converse com pessoas do seu setor, concorrentes e outros mercados. Talvez a solução que você precisa na sua empresa esteja em 5 minutos de bate-papo na praça da alimentação e não nos palcos.

Gostou? Esqueci alguma dica? Comenta aí e ajuda quem vai no evento a aproveitar bem esse investimento ?

Nós vemos no Rd Summit 2017!

—————————————

Sobre a autora

Gleicy Laranjeira é graduada em Relações Públicas e especialista em marketing, tem 10 anos de experiência e já atuou tanto em empresas como em agências. Agora oferece serviços de assessoria em Inbound Marketing, para empresas que estejam prontas para vender mais e investir em um marketing de resultados, não de vaidade.

Graduada em Relações Públicas e especialista em Marketing, tem 11 anos de experiência em agências e empresas. É consultora parceira da Resultado Digitais e atua com Inbound Marketing há 4 anos na cidade de Londrina.

0
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.